domingo, 3 de maio de 2015

NOÉ - um homem firme na obediência!!




   "Noé fez tudo exatamente como DEUS lhe tinha ordenado."  Gênesis 6.22


  Imagine alguém que se recusa a pagar mal aos seus funcionários para viver em uma enorme mansão e ter vários carros de luxo. alguém que não demonstra nenhuma tolerância com filmes repletos de cenas provocantes de sexo. se você conhece uma pessoa assim, pode ter encontrado alguém que busca viver de forma obediente a DEUS e a palavra.
Noé nadava contra a corrente de sua geração. como afirma Gênesis 6.9, "Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com DEUS". Ele se mantinha afastado de outros homens de seu tempo, cujos pensamentos e ações eram  "sempre e somente para o mal" (Gn 6.5).
Por causa de seu caràter e de suas advertências, Noé entrou em choque com seus vizinhos. É provável que ele tenha sido vítima de muitas críticas e zombarias. Aparentemente, os homens daquela época nunca tinham visto uma chuva (Gn 2.5), mas Noé obedeceu às instruções de DEUS: martelou, serrou,  e construiu por 120   anos (Gn 6.3). Noé alertou o povo de DEUS a respeito do julgamento (2 Pe 2.5), mas mesmo que ele não tivesse uma palavra se quer, suas marteladas constantes eram um aviso da ira divina que estava por vir. Mais tarde, a verdade daquelas palavras ecoava conforme a arca flutuava sobre águas cobertas de cadáveres.
Noé seguiu à risca as orientações divinas. Ele construiu a maior embarcação do mundo (quase 10 mil metros quadrados de espaço). Ele pesquisou a respeito de todos os animais e pássaros que seriam abrigados em seu zoológico flutuante de três andares. Em seguida, Noé passou um ano inteiro com toda a sus coleção de bichos. deve ter recolhido muitos ovos de galinha, lavado muitas manjedouras e limpado muito esterco. passar mais de trezentos dias na companhia de todas aquelas criaturas não deve ter sido nemhuma maravilha. mesmo assim, Noé obedeceu a DEUS.
Depois que as oito pessoas que compunham a família de Noé saíram do barco e pisaram o solo de um mundo totalmente lavado pelas águas, ele prestou um culto de ação de graças. se DEUS havia sofrido por causa de um mundo de seres humanos ingratos (Gn 6.6), ele tinha de ser consolado por um Noé agradecido (Gn 8.20).
Infelizmente, a última coisa que aprendemos sobre o obediente Noé é um exemplo de sua fraqueza. O pai que havia flutuado sobre um mundo coberto pelas águas se afogou em terra (Gn 9.20-27). Basta uma imprudência para arruinar uma vida inteira de felicidade.
um arco com várias flechas era a principal arma de guerra do mundo antigo. Depois que o mundo foi lavado, na época de Noé, DEUS colocou um arco (-íris) no céu para nos lembrar que nunca mais destruiria o mundo sob as águas. nosso DEUS é sempre fiél.



FONTE: BÍBLIA DO HOMEM, "NVI" DA SOCIEDADE BÍBLICA INTERNACIONAL, EDITORA GEOGRÁFICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes