terça-feira, 25 de outubro de 2011

Líderes são como árvores



 por Josué Campanhã

A parábola do semeador mostra que um homem saiu para semear. Enquanto semeava, uma parte das sementes caiu à beira do caminho; outra parte, no meio das pedras; outra, no meio dos espinhos, e outra parte caiu em terra boa e deu frutos, produzindo 30, 60 e até mesmo 100 vezes mais do que tinha sido plantado.


A "parábola do semeador" mostra que sementes que caem à beira do caminho são como projetos que foram iniciados, mas nem sempre concluídos. Quando as sementes caem no meio das pedras, suas raízes não conseguem ter profundidade e não geram os resultados esperados. A semente que caiu no meio de espinhos encontrou pela frente o espinheiro e foi sufocada. Por fim, existe a semente que foi plantada em terra boa. Ela vai crescer e atingir seus objetivos.

O resumo da parábola do semeador é este: quem planta bem, colhe bem. Quem sabe planejar o seu plantio e procura entender daquilo que está fazendo terá resultados excelentes. Aplicando esse princípio para a liderança, vemos que o papel dos líderes ao longo da sua vida é multiplicar. Assim como uma árvore produz frutos, e os frutos, sementes, que se tornam novas árvores, que geram novos frutos; líderes que desejam ter influência e deixar um legado necessitam multiplicar.

O fruto é sempre consequência de uma semente. O tipo de fruto que a semente vai produzir, e até mesmo se ela vai produzir, é consequência da forma como a semente é plantada. Todo semeador tem sempre uma semente à mão que pode ser semeada a seu critério. Quem semeia quer colher frutos bons, e não frutos podres. O lugar onde a semente cai depende da forma como você a está semeando.

Os frutos de uma plantação não dependem apenas da qualidade da semente, mas de como ela é plantada. A parábola do semeador mostra não apenas o resultado da semeadura, mas como a semente deve ser plantada para permanecer.

A vida dos líderes não é diferente. Líderes podem ter muitos sonhos, mas se semearem sem foco não produzirão muita coisa. Às vezes, um líder espera que todas as sementes plantadas germinem e deem frutos. No entanto, não observa em que condições essas sementes foram plantadas, se foram regadas ou mesmo se o tipo de semente plantada produz 100 vezes mais, ou apenas 30 vezes mais. Não se pode esperar um resultado de algo que não produz aquele resultado.

O que mais um semeador espera da semente plantada é que ela se multiplique e produza muitos frutos. Esse também deve ser o maior desejo de um líder. Cada semente que ele planta na forma de projeto ou plano deve produzir muitos frutos. No entanto, é interessante observar que a parábola fala de sementes que produziram 30 e outras que produziram 100 frutos.

A vida de um líder é cheia de possibilidades e oportunidades. Nem sempre será possível aceitar tudo ou sobrecarregar a agenda de atividades. É necessário ser seletivo para se tornar multiplicador. Assim, o líder deve buscar a semente 1x100, aquela que representa um plano ou projeto que pode se multiplicar 100 vezes. Uma sugestão para isso é listar as principais atividades que você tem como líder e verificar o que produz fruto e o que não produz. Depois, você deve analisar o que produz fruto e qual a proporção de multiplicação que cada atividade tem. Finalmente, você pode identificar quais atividades se multiplicam na proporção 1x100.

Na liderança, deveríamos buscar sempre a multiplicação do nosso potencial, habilidades ou talentos e focar nas áreas em que podemos produzir mais. Faça uma revisão das principais atividades que tem e identifique a semente 1x100. Depois, gradualmente delegue as demais para outras pessoas ou simplesmente pare de fazer algumas coisas, se isso for possível, para que você se concentre no foco e esse foco se multiplique através da vida de outros líderes.


Nota: Saiba mais sobre esse assunto no livro "Metáforas da Liderança", lançado recentemente pela Editora Hagnos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes