quinta-feira, 3 de maio de 2012

Festa de 70 anos do Lar Batista F. F Soren reuniu 1,3 mil pessoas


Cerca de 1,3 mil pessoas aproveitaram o feriado da última terça-feira, 1º, para participar da “Festa do Lar”, evento solidário que teve como objetivo comemorar os 70 anos de fundação do Lar Batista F. F Soren.

De acordo com o diretor da instituição, Robson Araújo, a expectativa para o evento foi superada e se diz satisfeito com a manifestação de várias instituições em firmar parcerias para oferecer cursos e atendimento na área de saúde para as crianças. “Nesses nove anos em que dirijo o Lar, aprendi que é muito mais importante agradecer do que pedir, então, estamos muito gratos pela presença das pessoas, pela colaboração de instituições que já manifestaram interesse em desenvolver ações para melhorar a qualidade de vida das nossas crianças e, principalmente, pela sensibilização geral que a festa proporcionou sobre as dificuldades que enfrentamos”, pontua Araújo. O diretor disse ainda que o Lar Batista F. F Soren já planeja uma nova parceria com as igrejas da Capital para que a “Festa do lar” entre para o calendário da comunidade Batista.

O evento foi aberto à toda a comunidade de Palmas, Luzimangues e ofereceu aos visitantes um festival gastronômico, venda de artesanatos, atividades recreativas para as crianças visitantes, tour pelas casas-lares da instituição e culto de celebração a Deus pelos 70 anos do Lar.

A “Festa do Lar” também foi um momento emocionante para o casal de missionários Tácito Maia e Zorilda Quadros que dirigiram o Lar Batista no período de 1959 a 1967 e vieram de Salvador (BA) exclusivamente para festejar as sete décadas de existência do Lar. “Na época em que dirigíamos o Lar as dificuldades eram outras, muitas vezes fomos referência na cidade de Itacajá (TO), onde a instituição ficou instalada por 68 anos, até para ajudar os enfermos da cidade. O Lar F. F Soren sempre foi um importante projeto para o Tocantins e para os órfãos, que naquela época era o nosso principal público”, conta Tácito Maia.

Durante o culto de celebração a Deus pela existência do Lar, Zelia Quadros, filha de Tácito e Zorilda, anunciou o lançamento de um livro de sua autoria a ser lançado em 2013, com a história da instituição. Zélia Quadros resgatou para o livro documentos, cartas, além de uma ampla pesquisa nos informativos da Junta de Missões Nacionais que relatavam as atividades dos missionários Batistas nos sertão brasileiro, desde sua fundação em 1942.

Outros participantes que vieram de longe para a festa foi a representante da Junta de Missões Nacionais, Alice Cirino, do Rio de Janeiro, que acompanha o trabalho do projeto Lar Batista em todo o Brasil, além de um grupo de crianças e adolescentes e seus missionários do Lar Batista David Gomes, de Barreiras (BA).

Mesmo com a boa participação do público, o Lar Batista F. F Soren ainda precisa de ajuda para a aquisição de um micro-ônibus e colchões D-33. Outra necessidade em aberto são voluntários: médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, nutricionistas, cabeleireiros, pedagogos, professores para reforço escolar (todas as disciplinas), recreadores (propor atividades de lazer aos domingos), pessoas com habilidades em elaborar projetos, costureiras, artesãos e outros.

Os filhos do Lar

As histórias de vida das crianças atendidas pela instituição são marcadas por pobreza, abandono, maus tratos, abuso sexual, alcoolismo, uso de drogas, orfandade e outras situações de famílias desestruturadas que são encaminhadas para o Lar pela pela Vara da Infância e da Juventude e Ministério Público. O Lar Batista F. F Soren tem o objetivo de garantir os direitos segundo os princípios e premissas do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, as crianças retomam relações no processo educativo, orientações e regras de convivência social, hábitos de higiene, saúde e alimentação. São assistidas de forma integral, sendo preparados para a vida futura e buscam sua reinserção aos lares de origem ou adoção por família substituta.

Fonte: Jornal O Girassol
Via: http://libertosdoopressor.blogspot.com.br 
------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes