segunda-feira, 7 de maio de 2012

Igreja Luterana orienta fiéis sobre como responder o Censo


Líderes da Igreja Evangélica Luterana no Chile (IELCH) instruíram seus fiéis a assinalarem a opção “protestante” na pergunta 30 do Censo Nacional 2012 que indaga sobre o credo ou religião do respondente. O questionário oferece, para esse segmente religioso, apenas as opções “protestante” ou “evangélico”.

"Quando bispos pentecostais falam à sociedade eles o fazem em nome dos ‘evangélicos’, e rapidamente temos que sair a público para esclarecer que somos evangélicos pela centralidade da graça e do amor de Deus na nossa fé, mas que temos uma leitura teológica e pastoral da Bíblia e que as posições expressadas pelo ‘mundo evangélico’ não nos representam e que em muitos temas pensamos e cremos de modo diferente", argumentaram luteranos.

Eles entendem que o termo “evangélico”, no caso do Censo, traz uma visão monopolizadora quando ela implica uma grande diversidade religiosa. Recordam que “protestante” é parte da identidade do movimento luterano, quando o imperador Carlos V, na Dieta de Espira, em 1529, tentou desrespeitar acordo da Dieta de 1526, outorgando liberdade na constituição de territórios evangélicos, liberdade reclamada pelos príncipes alemães seguidores da causa luterana.

O Censo Nacional de 2012 inaugura um novo formato. Até então, os censos eram realizados com voluntários, num feriado. O Censo deste ano durará três meses e com um questionário integrado por 42 questões. Pela primeira vez chilenos vão poder indicar qual é o seu estado civil, inclusive com a opção “convivente com pessoa do mesmo sexo”, uma reivindicação de anos do Movimento de Integração e Libertação Homossexual.

A cidadania responderá, também pela primeira vez, se é capaz de procurar informação na Internet, de receber e enviar um correio eletrônico ou de sustentar uma conversa em outro idioma.


Fonte: Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes