quarta-feira, 2 de maio de 2012

Igrejas no Norte do Sudão continuam sob fortes ataques

Portas Abertas - Servindo cristaos perseguidos Grupos islâmicos fundamentalistas atacaram propriedades cristãs em Cartum nas quais haviam várias igrejas e uma escola bíblica cristã
A Igreja Presbiteriana, um salão que era usado para as reuniões da igreja etíope, um salão da igreja indiana e uma igreja onde sudaneses do sul se reuniam foram muito danificadas por causa dos ataques.
O ataque foi liderado pelo muçulmano extremista Muhammad Abdel Kareem no sábado, 21 de abril. O grupo comandado por ele marchou até o local onde estava a Igreja Evangélica Presbiteriana do Sudão , localizada na capital sudanesa (norte do país).
Algumas agências de notícias erroneamente informaram que o ataque fora contra uma igreja católica. Existem algumas imprecisões em muitos dos relatos da mídia local sobre os ataques.
Moradores da área atacada disseram ao jornal Sudan Tribune que muçulmanos do mesmo grupo foram os que ameaçaram atacar a igreja depois, aparentemente na intenção de forçar a deportação dos sulistas para o sul, pois são considerados estrangeiros.
A Escola Bíblica Gereif, que pertence à Igreja Evangélica, na mesma região, também sofreu com os ataques de sábado, (21). Todos os materiais do escritório, livros, e pertences dos estudantes foram destruídos. Três salões que eram usados para cultos foram totalmente destruídos. A igreja ainda tinha uma casa para pessoas idosas, uma clínica, salas de aula e dormitórios para estudantes. Tudo foi seriamente danificado.
Nenhuma agressão física foi registrada, mas muitos estudantes se encontravam no local no momento do ataque e ficaram aterrorizados, segundo fontes locais. Os estudantes e os garotos que viviam no Centro foram realocados para outras áreas. A fonte, tambem disse à Portas Abertas que o incidente de Gereif foi mais sério já ocorrido na regão.
Na verdade, disse à fonte, a multidão foi incitada por um conhecido líder religioso de uma mesquita da região. Segundo ele, mais que uma simples disputa por terras, o ataque foi uma clara represália aos cristãos sulistas. "Os danos causados pelo ataque demonstram claramente que a multidão enfurecida tinha como foco principal a destruição das igrejas".
A polícia local nada fez para parar a multidão que estava destruindo tudo, ao contrário do que ocorreu semanas antes quando protegeram uma escola. Depois dos ataques, a polícia simplesmente pediu que os estudantes deixassem seus quartos, pois havia o risco de desabamento.
A maioria dos incidentes da semana passada foi uma mensagem enviada pelo governo de Cartum dizendo que o cristianismo não é mais bem quisto no Norte do Sudão. Os líderes das Igrejas na região alegam que os ataques podem aumentar e que eles se sentem muito isolados e vulneráveis.
Ore
• Ore para que cessem os ataques contra as igrejas no norte do Sudão.
• Ore para que as igrejas afetadas consigam ser reconstruídas e voltar às suas atividades diárias.
• Peça a Deus que guarde a mente e o coração dos irmãos sudaneses do norte do país em Cristo Jesus de modo que perseverem em meio à perseguição.
Assista ao vídeo Igreja Perseguida na África (legendado) e conheça a realidade dos cristãos no Sudão.
FontePortas Abertas
TraduçãoLucas Gregório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes