terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A IGREJA DO “EU MESMO” É HERESIA




Por Josemar Bessa

Eu não sou a igreja e você não é a igreja. Você é parte da igreja. A palavra ἐκκλησία (ekklesia) significa “assembleia”, e não, você não é realmente uma assembléia. Você é um cristão. De todos os 112 casos no Novo Testamento onde “ekklesia” se refere à instituição fundada por Cristo, em todos, exceto em cinco (por exemplo, se referindo a igreja – “ekklesia” – se referindo a uma assembléia futura Efe. 5:25-32 e Heb. 12:23) – refere-se a uma igreja particular, concreta, local, ou a uma pluralidade de igrejas semelhantes, como “a igreja que estava em Jerusalém” (Atos 8:1); “todas as igrejas dos gentios” (Rom. 16:4); “as igrejas da Macedônia” (2 Cor. 8:1); “a igreja em tua casa” (Filemon 2); e “as igrejas de Deus” (2 Tess. 1:4).

A raiz do problema hoje não é falta de clareza bíblica, a raiz é um problema de autoridade. Não gostar de se sentar e escutar enquanto outra pessoa fala. Não gostar da ideia de liderança. Ânsia por ser um “rebelde revolucionário”. Não gostar do comprometimento, do compromisso, de ser responsável… Não há nada de bíblico nisso, mas exatamente o oposto do ensino bíblico.

Nossa raça foi infectada por um a vírus anti-autoridade quando nossos pais ouviram no Jardim do éden: “Sereis como deuses”. Mas conversão, conversão verdadeira, trata e extermina este vírus.

Arrependimento bíblico não é pedir desculpas a Deus e depois tentar “cristianizar” todos os seus gostos, desejos, tribo…

O arrependimento bíblico consiste em uma transformação radical de pensamento, atitude, perspectivas e direção …. Arrependimento bíblico é uma mudança do pecado para Deus e seu serviço, Cristo o Senhor, eu o escravo. É a morte do Eu, do viver para mim – para tomar a cruz e negar a mim mesmo.

Arrependimento é uma revolução no que é mais determinante na personalidade humana e é o reflexo na consciência de a mudança radical operada pelo Espírito Santo na Regeneração.

Mas o homem natural é – Só você, só você… como você quer… exatamente por ser livre disso o homem regenerado se torna um membro do corpo de Cristo que é a igreja – Você prefere ficar em casa, ser cristão virtual, assistindo vídeos, quando quiser, onde quiser… nenhum povo “chato” no qual você tenha que exercer a paciência, longanimidade, amor… sem necessidade de se ajustar… Só você, você, você… Mas Jesus – O Senhor – ordena estar uma igreja local, juntar-se a igreja, participar da igreja, congregar (em Corinto, Galácia, Éfeso, Colossos, Tessalônica, Laodicéia… Seu bairro, outro bairro…), ter uma liderança humana como (Timóteo, Tiago, João, Silas, Barnabé… pastores, presbíteros…) – Esse é o problema, Cristo é o Senhor! A igreja lhe pertence, ele determina o que e o como da igreja… Ele é o Senhor em realidade ou teoria? Ele é apenas um colegar de debates? Ele é Senhor quando é conveniente, ou não? É o nosso Ego que controla os limites do Senhorio de Cristo.

Eu posso falar com confiança, Deus não permita que alguém use o meu blog, os textos, os sermões postados em vídeo… como um substituto da ordem de Cristo, como um substituto para não obedecer a Cristo envolvendo-se na comunhão da igreja local de Cristo.

***

Fonte: O Cristão Reformado, via Bereianos.,via Púlpito Cristão

***
Em Cristo,
Mário
vi no blog: http://mario-mca.blogspot.co
m

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes