sábado, 12 de janeiro de 2013

Breves conselhos de como achar uma igreja saudável?

Com o despertar de muitas pessoas para as gloriosas verdades do Evangelho, muitos tem buscado sair da igreja que estavam (se é que podemos sequer chamar algumas coisas que estão por aí de igreja). No assunto de buscar uma nova igreja, eu acho essencial que você conheça as Nove Marcas de Uma Igreja Saudável, propostas por Mark Dever. Certamente irá ajudá-lo em sua busca.
Lembre-se: não queremos incentivá-lo a sair de sua igreja, se ela de fato for uma igreja.
Os conselhos abaixo foram adaptados do livro O Que é uma Igreja Saudável? de Mark Dever:

1. Ore.
2. Busque o conselho de um pastor piedoso (ou de presbíteros piedosos).
3. Mantenha firme suas prioridades:
a) O evangelho tem de ser verdadeiramente afirmado, pregado com clareza e vivenciado com fidelidade. Uma falha séria em qualquer dessas expressões do evangelho é bastante perigosa.
b) A pregação tem de ser fiel às Escrituras, pessoalmente desafiadora e central à vida da congregação. Você só crescerá em sua vida espiritual onde as Escrituras são tratadas como a autoridade suprema.
c) É muito importante considerar como a igreja estabelece as diretrizes para o batismo, a ceia do Senhor, o tornar-se membro, a disciplina eclesiástica e quem possui a palavra final nas decisões.
d) Em resumo, procure uma igreja que exiba as Nove Marcas de Uma Igreja Saudável (veja no final da postagem mais informações)
4. Faça um diagnóstico de si mesmo utilizando estas perguntas:
a) Eu gostaria de achar uma esposa que foi criada sob o ensino desta igreja?
b) Que retrato do cristianismo meus filhos verão nesta igreja — algo distinto ou bem semelhante ao mundo?
c) Eu ficaria contente em convidar os não-cristãos a vir a esta igreja? Ou seja, eles ouviriam com clareza o evangelho e perceberiam aqui vidas que correspondem ao evangelho? A igreja ama receber bem e alcançar os não-cristãos?
d) Esta é uma igreja que eu pastorearia e serviria?
5. Considere a situação geográfica. A proximidade física da igreja em relação à sua casa estimula ou desestimula o envolvimento e a participação frequente? Se você está mudando de lugar, procure localizar uma boa igreja antes de comprar uma casa.

O que é uma Igreja Saudável?

Bom, porque amamos muito a igreja e você (é sério!), queremos dar gratuitamente o conteúdo do livroO Que é uma Igreja Saudável? de Mark Dever (em ebook e audiolivro). Abaixo você pode ver um palestra de Dever sobre o assunto:

O que é uma igreja saudável? (Mark Dever)

O que é uma igreja ideal? Como você pode descrevê-la? Como ela difere das outras igrejas? E, o mais importante, como ela age de modo diferente, na sociedade? Essas são perguntas importantes e merecem nossa reflexão. Neste livro o autor propõe algumas respostas.
Mark Dever, procura ajudar os cristãos a reconhecer as características essenciais de uma igreja saudável: pregação expositiva, teologia bíblica e um entendimento correto do evangelho. Em seguida, Dever nos convida a desenvolver essas características em nossas igrejas. Por seguir os exemplos dos autores do Novo Testamento e dirigir-se aos membros da igreja, desde o pastor aos membros regulares, Dever desafia todos os crentes a fazerem sua parte no cuidado da igreja local. O Que É Uma Igreja Saudável? oferece verdades atemporais e princípios práticos para ajudar-nos a cumprir nosso papel, dado por Deus, no corpo de Cristo.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes