sexta-feira, 8 de março de 2013

PREDESTINAÇÃO OU LIVRE ARBÍTRIO? Eis a questão!



Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que
deu o seu Filho unigênito, para que todo o que
nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3. 16


ALGUÉM DESCREVEU UMA ANALOGIA BASTANTE DIDÁTICA QUANTO A QUESTÃO DA "PREDESTINAÇÃO", A QUAL GOSTARIA DE COMPARTILHAR, SEM QUE A MESMA REPRESENTE ALGUM TIPO DE OFENSA AOS QUE SE DENOMINAM CALVINISTAS.

No tocante a eleição e predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o céu. Deus escolhe o navio (a igreja) para ser sua própria nau. Cristo é o Capitão e Piloto desse navio, todos os que desejam estar nesse navio eleito, podem fazê-lo mediante a fé viva em Cristo. Enquanto permanecem no navio, acompanhando seu Capitão, estarão entre os eleitos.

Caso alguém abandone o navio e o seu Capitão, deixará de ser um dos eleitos. A predestinação concerne ao destino do navio e ao que Deus preparou para quem nele permanece.
Deus convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante Jesus Cristo. Não gostaria de me ater a discussões teológicas, somente tentar passar meu parecer de uma forma simples, mas nem por isso simplista.

1. Em minha opinião os anjos tiveram livre arbítrio, a partir do primeiro corruptor (lúcifer), que por inferência ou conjectura é possível afirmar que, o "querubim ungido" quis corromper a todos os anjos , porém somente um terço quis segui-lo em sua proposta de fazer um governo semelhante e independente do Altíssimo.

2. No jardim do Éden, a mulher foi seduzida pela serpente, a qual preferiu obedecê-la a ser fiel ao próprio Deus. O homem (Adão), por estar apaixonado por Eva, não esperou o entardecer para ver o julgamento que se daria contra a sua mulher, preferiu usar seu livre arbítrio e fazer-se cúmplice da mesma desobediência.

3. Fora do jardim, os dois filhos do casal tinham vontade própria, pois Abel ofertava ao Senhor com todo amor do seu coração, por isso dava o melhor. Caim, por sua vez, ofertava por obrigação e sem amor, ao ponto de sentir inveja do irmão que teve sua oferta agradável aos olhos de Deus. Por isso planejou matá-lo, tendo o livre arbítrio para não fazê-lo, segundo relato do próprio Deus.

4. Esaú, mesmo tendo a força da carne para ser o primeiro dos gêmeos e consequentemente o primogênito das promessas, não valorizava com suas atitudes tal privilégio ao ponto de trocá-las por um prato de lentilhas; por isso foi rejeitado pelo Senhor.

5. O povo judeu a partir de Abraão, foi separado para ser nação eleita e levar a Palavra ao resto do mundo, porém foi reprovado como nação em sua missão, não só por suas atitudes, mas também por rejeitar o próprio Cristo.

6. Até para aqueles que morreram em desobediência antes da vinda do Salvador, a saber os que morreram na época de Noé, tiveram de forma única a evangelização ou anunciação do Cristo, quando levou cativo o cativeiro.

7. PARA MEDITAR:

"A lei e os profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça para entrar nele"
Lucas 16. 16

"Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim cumprir"
Mateus 5. 17

Pela literalidade desses dois textos, parece haver contradição entre ambos; contudo, pelo discernimento da Palavra viva e não somente da letra, é possível chegar a seguinte conclusão:

O primeiro versículo indica que, em João encerrou a velha aliança composta de leis e profetas; posto que, uma nova e superior estava por surgir no sacrifício único e definitivo, pelo sangue do Senhor Jesus na Cruz do Calvário.
No segundo versículo indica que, para que a maldição da lei fosse cumprida, o Senhor teria de cumprir toda a lei em nosso lugar, inclusive a nossa condenação eterna, não por existir um justo, nenhum sequer, para pudesse comparecer e salvar-se no Dia do Juízo.

Sabendo-se que, para aqueles que não aceitarem tamanha salvação, não passará nem um i ou um til da lei e dos profetas. Porquanto, o restante da humanidade que desprezarem tamanha salvação pela Graça, serão réus da Lei e dos Profetas até que passem os céu e a terra. (Conforme relato do Apóstolo pedro em sua 2ª carta, no Capítulo 3 e versículos 10 à 13).


Paz Seja Contigo!
Fonte: http://discipulodecristo7.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes