quinta-feira, 18 de julho de 2013

Blasfêmia contra o Espírito Santo, o que é?


Por Denis Monteiro

 
O texto de Mateus 12.24-31 (cf. Marcos 3.28-29; Lucas 12.10) relata o caso de que os fariseus blasfemaram contra o Espírito Santo. A questão é: O que significa a blasfêmia contra o Espírito Santo? 

Em rápidas palavras tentarei mostrar as três interpretações mais aderidas, e assim, com base bíblica, mostrar a mais coerente. 

A primeira interpretação e a mais famosa (sendo interpretada no sentido isolado), é de que, tal blasfêmia é atribuir uma maravilha de Deus (um feito) a uma obra do Diabo ou de Belzebu como diz o texto. E se olharmos o texto, passando os olhos rapidamente, dar-se entender que essa interpretação é a mais correta (Mateus 12.26-28). Mas, creio eu, que tal interpretação fará com que voltemos no tempo e faremos ressurgir uma doutrina que foi rechaçada da igreja que se chama subordinacionismo. subordinacionismo ensina que o Pai é o único Deus, o Filho e o Espírito Santo são criaturas subordinadas[1]. Ou seja, que não se deve prestar a mesma honra ao Pai assim como se dá ao Filho e ao Espírito Santo. Então, se seguirmos este raciocínio, de que, se pecarmos contra o Espírito Santo não teremos perdão mas se pecarmos contra o Pai e o Filho podemos obter a salvação, logo, tal interpretação é injusta pois declara que o Espirito Santo é maior do que o Pai e/ou o Filho, sendo que, a salvação é uma obra Trinitariana (Efésios 1.4-14; 1Pe 1.2-5). A palavra blasfêmia faz referência a uma injuria e/ou calunia. Em Marcos 3.21 é dito que os parentes de Jesus O tivera por louco, ou como mostra o sentido grego (existemi) pensaram que Ele estivesse enfeitiçado. Ou seja, de um modo ou de outro os Seus parentes blasfemaram, e ainda assim, temos relatos bíblicos dos irmãos de Jesus sendo chamados de irmãos (na fé) (Gálatas 1.19; Judas 1). 

A segunda é de que tal blasfêmia é uma rejeição da salvação oferecida pelo Espirito Santo. F. Davidson diz:

"Este pecado,[é] a rejeição propositada de Cristo e sua salvação é o único que, pela natureza, priva o homem da possibilidade de perdão... A explicação é que o Espírito Santo é quem oferece a salvação ao coração do homem."[2]

Essa interpretação leva consigo uma complicação. Se blasfemar é recusar a salvação, como explicar o caso do apóstolo Paulo que diz: ainda que outrora eu era blasfemador, perseguidor, e injuriador; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância, na incredulidade (1 Timóteo 1.13) (?). 

A terceira interpretação, e a mais coerente, quando olhamos para outros textos bíblicos, é de que, tal blasfêmia é uma apostasia. Apostasia tal, que acarreta uma série de evidências que os textos bíblicos mostram. O contexto da passagem não fala, somente, de uma incredulidade ou rejeição de Cristo. Os textos (Mateus 12.24-31; Marcos 3.28-29; Lucas 12.8-11) mostra que tal pessoa, que blasfema, tem o conhecimento de quem é Cristo e do poder do Espírito Santo, mostra uma rejeição deliberada dos fatos sobre Cristo[3]. Assim, como Hebreus 6.4-6 mostra, uma pessoa que teve um entendimento (photizo Hebreus 6.4), sentiram o sabor (geuomai Hebreus 6.4) e que estiveram em comunhão (metochos Hebreus 6.4) essas pessoas são impossíveis de serem perdoados. Calvino diz:

"...a razão pela qual a blasfêmia contra o Espírito supera outros pecados, não é que o Espírito é superior a Cristo, mas que aqueles que se rebelam, depois que o poder de Deus foi revelado, não pode ser dispensado sob a alegação de ignorância."[4]

Concluísse que os que blasfemam são aqueles que tiveram um pouco do conhecimento de Cristo, esses receberam muito açoites (Lucas 12.28) pois queremde novo crucificar o Filho de Deus, e o expor ao vitupério. Estes são como a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus; Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada. (Hebreus 6.7-8; cf. Mateus 13.3-23). 

______________________
[1] A doutrina da Trindade
[2] Comentário Bíblico F. Davidson (programa Theword) 
[3] Grudem, Wayne A. Teologia Sistemática - São Paulo: Vida Nova. 1999. pg. 419
[4] Comentário Bíblico de João Calvino (programa Theword)

Fonte:>>> Bereianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes