domingo, 7 de julho de 2013

PEPE chega a Ruanda














Ruanda, uma pequena nação do continente africano assolado por conflitos étnicos, é o mais novo integrante da rede mundial do PEPE, programa socioeducativo promovido por Missões Mundiais.

Já são 22 países beneficiados por esta ideia que há 21 anos leva o Evangelho de Cristo a crianças e seus familiares através da educação.

O sonho de formar o PEPE Ruanda começou a se desenhar em 2008, quando a coordenadora internacional do programa, missionária Terezinha Candieiro, iniciou os contatos com os líderes batistas locais. O trabalho foi implantado em 2010 e só este ano foi oficializado.

As primeiras duas unidades ficam em igrejas localizadas em áreas rurais bastante carentes. Inicialmente, elas irão receber, nestes primeiros dois anos, o apoio da Igreja de Saddleback, sediada nos Estados Unidos. A ideia é fazer com que a igreja assuma total responsabilidade sobre o trabalho.

“Embora o desafio seja grande, o fortalecimento e impacto social, educacional e missionário nas comunidades dessa região de Ruanda têm acontecido”, diz a missionária Terezinha Candieiro.

Um país marcado
Ruanda ganhou destaque no noticiário internacional em 1994, devido ao genocídio ocorrido por lá após o atentado aéreo que matou o presidente Juvénal Habyarimana. Na ocasião, cerca de 800 mil pessoas foram mortas. Hoje o país é visto por organizações internacionais como um exemplo de nação em desenvolvimento. Uma ótima oportunidade para a expansão do cristianismo, representado atualmente por 86% dos ruandeses (47% católicos e apenas 19% protestantes).

Avanço
Ainda em 2013, Missões Mundiais espera ver o PEPE avançar ainda mais na África, chegando a Botsuana, Guiné Equatorial, Libéria e Gâmbia. Na América Latina, as negociações indicam para a abertura das primeiras unidades do PEPE no México, na Guatemala e na Venezuela.

“No México, já há um missionário local que tem feito a divulgação do trabalho e, principalmente, falado sobre a necessidade das igrejas evangélicas se envolverem com o programa”, revela Terezinha.

Fonte: Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes