terça-feira, 2 de julho de 2013

Quem foi o missionário Diego Thompson?




Diego Thompson nasceu em 1788 no porto de Creetown, sudoeste da Escócia. Nesse povoado em que as pessoas viviam do mar, o jovem Diego pensava muito nos países estrangeiros. Ele olhava para os soldados ingleses que passavam por seu povoado indo para a Irlanda. Escutava os aduaneiros que narravam sua luta com contrabandistas franceses. Notava os barcos que transportavam imigrantes dessa área até Nova York ou o Canadá.

Seu pai foi diretor escolar e por muitos anos secretário do consistório da igreja presbiteriana, de maneira que ele cresceu em um lugar onde havia uma estreita relação entre a educação pública e a Bíblia.
Durante anos foi pastor assistente de uma igreja batista em Edimburgo, chegou a Buenos Aires (Argentina) em 1818 em uma viagem de Liverpool, que durou três meses, como representante da Sociedade Bíblica Britânica e do sistema educacional de Lancaster (1788 -1838) - um método de ensino que valia-se da uso da Bíblia. Ele foi bem recebido pelo Governo e a princípio, até mesmo pela Igreja Católica Romana.
Ao mesmo tempo em que fundava as escolas do tipo Lancasteriano, estava ocupado em promover a circulação das Sagradas Escrituras. Em julho de 1821 mudou-se para o Chile, onde foi bem recebido pelo General Bernardo O'Higgins e ministros de Estado.
Em julho de 1822 desembarcava em Callao, para estabelecer escolas no Peru. Quando ele foi ver o General José de San Martín, este abraçou-o e no dia seguinte o libertador americano o visitou em particular em sua humilde habitação.
Também foi amigo de Bolívar, Monteagudo e Bernardino Rivadavia. A independência da América deve muito aos seus bons serviços.
Em 06 de julho de 1822 um decreto do Diário ordenou os monges de Santo Tomás a cederem a Thompson um grande convento para uso como uma escola. Ao mesmo tempo, ele vendia a Bíblia. Em dois dias, vendeu 500 cópias em Lima e dizem que facilmente poderia ter vendido 5.000.
Também visitou várias cidades do Equador e da Colômbia. A Sociedade Bíblica de Londres encarregou-o de visitar o México, o que fez em 1827. Eles não queriam deixá-lo vender suas Bíblias por elas não conterem os livros apócrifos, mas, um dia, ele explica, teve a alegria de ver 24 mulas carregadas com Bíblias indo em direção a Veracruz. Os bispos começaram a lançar editais contra a venda de Bíblias protestantes, que não foram aplicados até que uma revolução levou ao poder o partido clerical, em 1830, em vista do que Thompson deixou o México.
Em 1833 vamos encontrá-lo em Porto Rico; em 1837, em Cuba, e assim por diante passando por todas as Antilhas, sempre dedicado à obra do Senhor. Em 1842, ele tentou novamente trabalhar no México, mas deparando-se com dificuldades insuperáveis, foi para a Espanha, a cuja evangelização desde Gibraltar dedicou o resto de sua vida.
Morreu em Londres em 25 de fevereiro de 1854, aos 66 anos.
Traduzido do espanhol, a partir de: http://www.sitiodeesperanza.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes