domingo, 13 de abril de 2014

OS PURITANOS: SUAS ORIGENS E SEUS SUCESSORES



por George Gonsalves
Excelente! Um manancial de conhecimento de história da igreja e exortação a uma vida santa e avivada. O Dr. Martin Lloyd-Jones, um dos grandes mestres da igreja no século passado, conseguiu transmitir conhecimento em chamas nestas palestras proferidas entre os anos de 1959 a 1978.

Notáveis são os capítulos dedicados a homens como Howell Harris, John Knox, George Whitefield, Jonathan Edwards e John Bunyan.

Em uma palestra proferida em 1968, o pregador inglês critica a falta de emoção e fervor na vida de alguns calvinistas: "O calvinismo leva à emoção, à paixão, ao calor, ao louvor, à ação de graças" (p. 222/223), E questiona: "Qual foi a última vez que nós derramamos lágrimas?" (p.223). Ele faz um alerta: "Muitos há que estão com tanto medo do pentecostalismo e dos seus excessos e aberrações, que acabam extinguindo o Espírito" (p. 23)

Sobre o avivamento, Lloyd-Jones deixou frases impactantes:

"O avivamento é algo realizado por Deus com soberana liberdade, muitas vezes apesar do que são os homens".

"Se você de fato crê na soberania de Deus, deve crer em que, seja qual for o estado da Igreja, Deus pode enviar avivamento".

"A história do progresso e desenvolvimento da Igreja é, em grande parte, uma história de avivamentos, destas efusões do Espírito de Deus poderosamente excepcionais".

"Nada menos que avivamento é o de que se necessita".

Fonte: http://www.gracaesaber.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes