domingo, 20 de abril de 2014

Para que serve a pregação



por Rick Warren
A pregação é a maior tarefa do pastor na igreja. O cuidado pastoral é importante. Os grupos pequenos são essenciais. Mas nada se compara à pregação.
Se sua igreja fosse um navio, a pregação seria o leme – ela move a igreja. Não importa o tamanho do navio; ele precisa de um leme. Não importa o tamanho da igreja, ela precisa de um leme também.

Em busca de um equilíbrio na pregação, precisamos ter em mente os propósitos de Deus para o homem e o propósito de Deus para sua Palavra.

Primeiro, tenhamos em vista o propósito de Deus para o homem. Paulo nos diz em Romanos 8:28-29 que Deus quer que nos pareçamos com Cristo. Esse é o propósito para cada pessoa no planeta. Não há um plano B. Foi esse o propósito para a criação da terra (Gênesis 1:26)

Enquanto não compreendermos que o propósito de Deus para nós é nos fazer mais parecidos com Jesus, não estaremos prontos para pregar. O alvo de nossa pregação deve ser ajudar as pessoas a se tornarem mais parecias com Jesus.

O que significa parecer mais com Jesus? Deus nos quer mais parecidos com ele em três modos:
1. Como pensamos (convicções).
2. Como sentimos (caráter).
3. Como agimos (conduta).

Como Deus cria essa semelhança com Cristo? Por meio da sua Palavra (Tiago 1:23-25). Notemos que essa passagem diz que precisamos nos fixar na Palavra, sem esquecê-la, e então praticá-la. Esse é o grande problema de nossas igrejas. Nós nos fixamos na Palavra de Deus, e então a esquecemos e não a praticamos. Quando alcançamos essas três coisas, a bênção de Deus vem.

Infelizmente, muitos pastores usam um método que encoraja as pessoas a olharem para a Palavra de Deus, mas depois a esquecem e não a praticam. As pessoas estão sendo informadas, mas não transformadas. Esse é o problema número 1 de nossas igrejas. George Gallup disse o seguinte: “Nunca antes na História, o Evangelho de Jesus Cristo fez tanto progresso, ao mesmo tempo em que fez tão pouca diferença no modo como as pessoas vivem”.

Ocorre que o problema não são as pessoas, mas a pregação. Para resolver o problema, precisamos de uma compreensão melhor do propósito da pregação.

Quando mencionamos o propósito para a Palavra de Deus, as pessoas inevitavelmente vão a 2 Timóteo 3:16-17. Infelizmente, no entanto, as pessoas geralmente param no meio do caminho quando interpretam essa passagem. Quando perguntadas sobre o propósito da Palavra de Deus, simplesmente dizem que ela visa à doutrina, à condenação, à correção e à instrução na justiça. Mas não é só isso que o texto diz. Vamos mais adiante. Paulo nos diz que as Escrituras nos foram dadas para que o homem de Deus seja completo e bem equipado para toda boa obra. O propósito das Escrituras é mudar nosso caráter e nossa conduta. Se este é o propósito da Palavra de Deus, esse é o nosso objetivo quando pregamos a Palavra.

Como ajudar as pessoas a mudar seu caráter e conduta por meio da pregação? Uma palavra: aplicação. É aqui que a mudança de vida ocorre. Muitos pastores bem preparados aprenderam a centrar suas mensagens em torno da interpretação da Palavra. Seu método torna a interpretação um fim em si mesmo, deixando a aplicação para o Espírito Santo.

Lamentavelmente, o resultado da pregação sem aplicação é que nossas igrejas estão cheias pela metade e financeiramente limitadas. A moral está saindo pelo ralo. E os cristãos não são diferentes dos não-cristãos. Eles se divorciam na mesma taxa que seus amigos não-cristãos; cristãos solteiros estão dormindo uns com os outros.

Esse é o problema da pregação. Deus é claro no livro de Isaías quando diz que sua Palavra não volta vazia. Quando, contudo, olhamos para o que está acontecendo em nossas igrejas, parece que a sua Palavra está voltando vazia. As pessoas dizem que precisamos tornar a Bíblia relevante. Conversa fiada. A Bíblia é relevante. O melhor caminho para ser relevante é ser eterna – e isso a Bíblia é. O que é irrelevante é a forma como a comunicamos.

Desenvolvemos a mais importante tarefa no planeta quando compartilhamos a Palavra de Deus com pessoas a cada semana. Gastemos tempo com isso. Nada influenciará mais nossa igreja que a pregação. Nosso objetivo não é outro senão mudar vidas. Comprometamo-nos em pregar de uma forma coerente com o propósito de Deus para o homem e com o propósito de Deus para sua Palavra. É assim que as vidas mudam.

(Tradução de Israel Belo de Azevedo)
Fonte:http://www.revistaenfoque.com.br/index.php?edicao=86&materia=1176



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes