segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

PAPAI, POR QUE CALVINISTAS E ARMINIANOS BRIGAM?



Por Maurício Zágari

Há algum tempo, há alguns anos venho travando um esforço grande e me dedicado a tentar levar calvinistas e arminianos a compreender que suas diferenças não podem levá-los a tratar uns aos outros com agressividade, ofensas e chacota. Afinal, são irmãos, filhos do mesmo Deus, que discordam num aspecto secundário da fé. O texto que publico hoje escrevi há dois meses, após um episódio que vivi com minha filha, mas tinha desistido de publicar, pois a sensação que tinha é que todo o meu empenho – como a formiguinha que sou – estava sendo inútil. Eu continuava vendo uma surreal troca de farpas entre os dois grupos, o que começou a me desanimar. Foi quando, semana passada, li uma “Nota pública sobre o debate entre calvinistas e arminianos”, em que pastores, teólogos e líderes evangélicos de peso repudiam ataques pessoais em disputas religiosas.

Fiquei felicíssimo, pois percebi que não sou uma voz que clama no deserto. Por isso, com meu ânimo revigorado, decidi publicar o que escrevi dois meses atrás, como forma de somar um tiquinho ao debate e, quem sabe, contribuir um pouco. Segue o texto:

Minha filha é uma criança muito atenta. Do alto de seus 4 aninhos, ela escuta bastante e guarda coisas que falamos quando achamos que ela está totalmente desligada da conversa. Pois bem: não é segredo para quem me acompanha que eu não tenho muito interesse em ficar discutindo calvinismo versus arminianismo e que tenho grande tristeza pela agressividade que permeia o debate entre os dois grupos. Batistas arminianos e presbiterianos calvinistas, por exemplo, são igualmente irmãos em Cristo e desqualificar qualquer indivíduo por sua crença soteriológica é na verdade desqualificar a obra da graça naquela vida. É atacar o que Deus fez por ela e, portanto, é atacar Deus. Eu estava conversando ao telefone recentemente com um pastor amigo sobre essa questão e minha filha estava perto, desenhando. Assim que desliguei, a pequena curiosa virou-se para mim e começamos um diálogo que foi mais ou menos assim:

— Papai, o que é isso que você tava falando?

— O que, filha?

— Calnimo e minismo.

— Ah (risos), calvinismo e arminianismo?

— É. Que é isso, papai?

— Hmmm…. Ahnnn… bebê, são duas formas de ser amigo de Jesus.

— Qual é a diferença?

— Hmmm… Ahnnn… Olha… tem algumas diferenças, mas um dia eu te explico.

— Ah, papai, quero saber agora.

— Tá… Olha… Calvinistas são amigos de Jesus que acreditam, entre outras coisas, que foi Jesus quem quis ser amigo deles e arminianos acreditam que eles ficaram pensando um pouquinho antes de decidir se atenderiam ao convite de Jesus para serem seus amigos.

— Então os dois são amigos de Jesus?

— Isso.

— Ué, então qual é a diferença?

— Ah, filha, esse assunto já gerou tanta briga boba, vamos falar de outra coisa? Quer ler um livro?

— Não, papaaaaai! Me explica!

— Ai… Tá bem. Olha só, é o seguinte, os calvinistas acham que eles são maus pra caramba. Que Jesus é quem os escolheu pra serem amigos. Que Jesus morreu na cruz só por eles. Que quando Jesus quer ser amigo de alguém essa pessoa não pode recusar a amizade dele. E que nunca mais essa pessoa vai deixar de ser amiga de Jesus.

— Ah, tá. Mas e os outros?

— Os arminianos?

— É.

— Olha, eles também acham que é Jesus quem chama quem quer ser amigo, mas nem todo mundo quer a amizade dele. Que ele morreu na cruz pra ser amigo de todo mundo que quiser ser. Que o Espírito Santo é quem faz o convite de Jesus. E que as pessoas que hoje são amigas de Jesus amanhã podem não ser mais.

— Ah, tá. (Silêncio). Eu sou o quê?

— Ahn… éééé… Mmmmm… filha, você é amiga de Jesus, não é?

— Sou, papai.

— Isso é que é importante.

— Não entendi, papai.

— Ah, filha, isso é complicado, deixa pra lá.

— Não, papaaaai, explica!

— Tá bem, tá bem. (Silêncio). Filha, arminianos e calvinistas são amigos de Jesus. É como a Bebel e a Gabi, da sua escola. A Bebel é morena e a Gabi é loira, elas são irmãs, filhas do mesmo papai, e as duas são suas amigas, não é?

— É.

— Faz diferença pra você uma ser loira e a outra ser morena ou o importante é elas serem irmãs que se amam e serem suas amigas?

— Serem irmãs que se amam e minhas amigas, ué! Claro, né!

— É claro, sim, mas pra muita gente não é. Nesse assunto, é mais ou menos a mesma coisa: calvinistas e arminianos são amigos de Jesus, vão morar no céu, querem que outras pessoas também se tornem amigas de Jesus, se esforçam pra sempre obedecer Jesus e são irmãos. Naquilo que realmente importa, são iguaizinhos.

— E eles brigam, papai? Porque eu já vi a Bebel e a Gabi brigarem.

— Infelizmente, alguns deles brigam sim, bebê. Não todos, mas alguns. Muitas vezes eles brigam porque acham que ser loiro ou moreno é a coisa mais importante que tem. E ficam um tempão falando sobre como é importante ser loiro ou ser moreno em vez de se dedicar a falar sobre coisas mais importantes. E pior: ficam debochando ou atacando o outro apenas porque não é loiro como ele ou não é moreno como ele. Só que o mais importante é que eles são irmãos e amam Jesus, né?

— (Silêncio, pensando). É, papai. (Silêncio). Mas, papai, depois que a Bebel e a Gabi brigam elas se abraçam e ficam de bem.

— Isso! Isso é que é importante, bebê. Porque ficar de bem com os irmãos é muito mais importante que ficar brigando porque um é loiro e o outro, moreno, você não acha?

— Ué, claro, né! (Silêncio, pensando) Mas eu ainda não entendi por que eles brigam. Eles puxam o cabelo um do outro e mordem?

— Podemos dizer que sim, bebê.

— Que feio, né, papai?

— Muito feio.

— Eu mordia quando tinha dois anos mas não mordo mais.

— Porque você cresceu e aprendeu que Jesus não gosta disso, né?

— É. (Silêncio) Papai, você sempre me disse que os amigos de Jesus não batem nos amigos, então como é que os calnistas e os minianos ficam se batendo?

— Pois é, bebê, eu também não entendo isso.

Depois de um tempo em silêncio, pensando, minha filha continuou:

— Papai, você é o quê? Calmista ou miniano?

— Eu sou amigo de Jesus, bebê.

— Tá, mas você é amigo de Jesus calmista ou amigo de Jesus mininano?

— Eu sou ______, filha.

— E a mamãe?

— Mamãe também. Mas ela não dá muita atenção a isso, bebê.

— E o vovô e a vovó?

— Sim, o vovô é pastor da igreja ______, então eu sei que ele é ______, igual ao papai.

— E o pai da minha amiga Helena? Ele também é pastor!

— Ele é, diferente, filha, é ______, porque é pastor de outra igreja, a ______.

— (Cara de assustada) Mas o vovô e o pai da Helena brigam, papai?

— Não, filha, não brigam. Os dois são amigos de Jesus e, logo, são amigos um do outro.

— Ué, mas se um é calmista e o outro é mininano como é que eles não brigam?

— É porque eles sabem que o que eles têm em comum é mais importante do que o que têm de diferente. E os dois são amigos de Jesus, os dois sabem que ir pro céu depende de Jesus convidar, os dois sabem que precisam obedecer a Jesus até o dia em que forem morar no céu. E os dois sabem que o amor que une eles é mais importante que qualquer outra coisa.

— Que bom, papai, porque se eles brigassem eu não ia poder chamar um deles pro meu aniversário, né?

— (Muitos risos) É verdade, seria muito feio ver os dois brigando na frente dos outros. Não seria nada cristão. Mas pode convidar, sim. O vovô e o papai da Helena são maduros e sabem que não vale a pena ficar brigando por causa desse assunto. Eles vão conversar sobre coisas mais importantes na sua festa e vai ficar tudo bem, tá?

Nesse ponto, minha filha abriu um largo sorriso.

— Que bom, papai, porque eu quero que no meu aniversário vão todos os meus amigos!

— Fica tranquila, bebê, eles vão sim.

— Jesus também quer que todos os amigos dele vão no aniversário dele, né?

— (Risos) Claro, filha! Jesus ama todos os amigos dele, não importa se são loiros ou morenos.

— Que bom, papai. Jesus é esperto.

— É sim, filha. Quer ler um livro agora?

— Quero!

Nesse ponto fomos até a biblioteca da minha filha, escolhemos um livro e deitamos na cama para ler. Enquanto eu punha os óculos, ela virou-se para mim.

— Papai, se os calmistas e os minianos são amigos de Jesus, por que eles brigam?

— De novo isso, bebê?!

— É que eu ainda não consegui entender por que eles brigam.

— Quer saber, filha? Nem eu. Nem eu…


Paz a todos vocês que estão em Cristo,

***
Do blog do autor, Apenas
Via : pulpitocristao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes