sexta-feira, 22 de abril de 2016

CGADB GARANTE VOTAÇÃO ONLINE




Por Geremias do Couto
Segundo apurei nos últimos dias, representantes do pastor Samuel Câmara na Comissão de Consenso, que propôs as reformas aprovadas no Estatuto da CGADB na última AGE, estiveram recentemente reunidos com o pastor Abiezer Apolinário, presidente da Comissão Jurídica, para aclarar as dúvidas levantadas pela publicação equivocada do Mensageiro da Paz, afirmando que as eleições para a Mesa Diretora da entidade em 2017 seriam por urnas eletrônicas e não pelo sistema online, como aprovado, notícia que foi também reverberada pelo pastor Nilson Alves, secretário da mesma Comissão, em seu perfil pessoal no Facebook.

A boa informação é que tanto o presidente da Comissão Jurídica quanto o presidente da Comissão Eleitoral, Antonio Lorenzetti, teriam reconhecido a falha na publicação, prometendo retificá-la, bem como reafirmado os termos do Artigo 16, que estabelece o padrão online como sistema de votação, ficando as urnas eletrônicas e até o sistema manual como alternativas apenas em casos excepcionais, como comanda a emenda aprovada. Na mesma ocasião teria havido também uma revisão pormenorizada tanto da nova redação do Estatuto quanto do Regimento Interno. Teria ficado claro para participantes do encontro, segundo apurei, que as copias enviadas a cartório para registro refletiriam com fidelidade o que foi aprovado.

Outra informação importante, que teria sido passada pelo presidente da Comissão Eleitoral, dá conta que ele já teria contatado duas empresas, uma delas com 41 patentes internacionais em tecnologia e votação via web, dissipando qualquer dúvida que pudesse haver sobre a viabilidade do sistema, conforme ficou subentendido na matéria do Mensageiro da Paz. Lorenzetti teria dito: "Asseguro a todos em nome da comissão eleitoral que a redação do artigo 16 e o método de votação é, em primeiro lugar, o online e não trabalhamos em nenhum momento com outra hipótese, estando, ainda, todo o trabalho em estudo aprofundado".

Apurei ainda que ontem a Mesa Diretora da CGADB também teria se reunido e autorizado o seu presidente, pastor José Wellington Bezerra da Costa, a discutir um possível acordo com os pastores Samuel Câmara e Ivan Bastos para pôr fim aos processos movidos contra a CGADB, que deram ganho de causa a ambos. Parece que chegaram até discutir a possibilidade de lançar uma chapa única para as eleições de 2017. Pelo visto começa a surgir uma luz no fim do túnel, embora eu, pessoalmente, prefira o lançamento de candidaturas que concorram entre si em clima cristão e saudável, sem que isso os leve a serem tratados como inimigos num tipo de comportamento que não honra o Evangelho. Esperemos que o jabuti desça finalmente da árvore.

***
Do blog do autor, Geremias do Couto
Via: .pulpito cristao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes