terça-feira, 31 de outubro de 2017

George Whitefield: Preparando o caminho para o avivamento

Resultado de imagem para George Whitefield

A pedido de John Wesley, George Whitefield partil para ficar na Geórgia por aproximadamente um ano com o intuito de ajudar o orfanato de Savannah, criado para os filhos dos colonos. Whitefield avançou nas florestas emaranhadas para alcançar os índios, indo de tribo em tribo e de tenda em tenda. Para alcançar os acampamentos dos índios delawares, ele atravessou as corredeiras agitadas em uma canoa de casco frágil e desentocou os habitantes da mata. "Os homens tem de ouvir a mensagem; eles precisam ter na alma a vida de DEUS".

No retorno de whitefield a Inglaterra, a maior parte dos clérigos Anglicanos já não era mais a seu favor, uma vez que estavam escandalizados com suas pregações sobre regeneração ou novo nascimento como sendo algo extremamente necessário a muitas pessoas batizadas.  Muitos começaram a denunciá-lo abertamente e negar-lhe os púlpitos. J.C. Ryle diz: "A verdade é que a igreja na Inglaterra naquela época não estava preparada para um homem como Whitefield... Muito apática para entende-lo e irritada com um homem que não ficaria quieto nem deixaria o diabo em paz". A porta para o ministério da igreja  na Inglaterra  começou a fechar-e. Vendo milhares de pessoas  fora da igreja, Whitefield resolveu, em um "Espírito de ataque santo", sair as ruas e estradas e "instigar aquela gente a ir para a igreja". Sua primeira tentativa foi entre os mineiros de Kingswood, perto de Bristol, em fevereiro de 1739. Ele começou em uma colina, falando sobre a regeneração para 100 ou 200 homens:   


   Não tendo nenhuma justiça própria a qual renunciar, eles ficaram felizes ao ouvir que JESUS era amigo de publicanos e não havia vindo para chamar os justos ao arrependimento, mas sim, os pecadores. A primeira manifestação de que haviam sido tocados foram os riscos brancos no rosto preto deixados por suas lágrimas, que caíam abundantemente enquanto eles saíam das minas de carvão.

  Às vezes, diante de 20 mim pessoas, eu não tinha, em meu próprio entendimento, uma palavra dizer a DEUS ou a elas. Mas nunca fiquei totalmente abandonado. O céu aberto sobre mim, a perspectiva dos campos adjacentes com a visão de milhares de pessoas, algumas em carroças, outras montadas em cavalos e ainda outras nas arvores, sempre comovidas e em lágrimas, era muito para mim e dominava-me completamente.

 A notícia se espalhou; o público seguinte foi de duas mil pessoas; na terceira reunião, de quatro a cinco mil, e, então, as platéias se multiplicaram e cresceram... para 20 mil! Em pouco tempo, ele pregaria para 30 mil pessoas de uma vez. Milhares vinham para ouví-lo pregar; cidades inteiras, por fim, ouviram o jovem com a voz de ouro e uma autoridade sobrenatural vinda do céu
                                                                                                                                                           
                          DEUS ABENÇOE A TODOS!!                 
 Fonte: Bíblia de estudo despertamento espiritual - Almeida Revista e corrigida
                                         Sociedade Bíblica do Brasil - Central Gospel                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes