quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Entrevistado pela revista Veja, Silas Malafaia é descrito como “o caçador de pastores” e afirma pagar salários de até R$ 22 mil para os pastores de sua igreja

Em decorrência da quarta edição da Escola de Líderes da Associação Vitória em Cristo (Eslavec), na qual afirma ter investido R$ 4 milhões, o pastor Silas Malafaia foi entrevistado recentemente pela revista Veja. Em uma conversa voltada para a formação de pastores, que a revista descreve como uma “cruzada para formar mão de obra evangélica”, Malafaia afiram pagar salários de até R$ 22 mil para os pastores de sua igreja e conta que em 2012 recebeu R$ 40 milhões em ofertas dos fiéis.

Na entrevista Malafaia descreveu que os pastores liderados por ele são tratados como verdadeiros profissionais, e listou uma série de benefícios fornecidos pela igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo para que seus pastores possam se dedicar integralmente ao trabalho ministerial.

Malafaia falou ainda que existe uma grande falta de formação dos pastores evangélicos no Brasil atualmente e disse que bancará cursos universitários para seus pastores em Harvard, além de já pagar faculdade no Brasil para alguns deles.

Leia a entrevista na íntegra:

Quanto o senhor paga para seus pastores?

Pago entre R$ 4.000 e R$ 22.000 reais, e dou a casa, o colégio dos filhos, tudo. O camarada não precisa se preocupar se a criança se adaptou na escola, se vai encontrar uma casa para morar. Ajudo com tudo para o pastor se dedicar a igreja, focar no trabalho que precisa ser feito.

O senhor dá uma parcela do dízimo arrecadado como parte do pagamento de seus pastores?

Não. A Universal chegou a fazer isso no passado, mas agora não faz mais. Quando eu mando para uma cidade longe, eu banco gasolina, carro, casa, tudo e dou boa remuneração. Eu não dou mole para ninguém, não tem desculpa para não dar certo.

O senhor tem programas de TV em diversos canais, usa Rolex de ouro e fez implantes de cabelo. Beleza é um ponto valorizado na hora de contratar um pastor?

Não tenho esse tipo de preocupação. O cara pode ser feio, mas precisa ter dignidade. Aquela coisa “Eu sou pobre, mas sou limpinho”, sabe? O pastor é um exemplo, tem de estar bem alinhado e penteado. Não escolho pastor pela cara que ele tem.

Faltam pastores no Brasil?

Na verdade, pastores não faltam. Mas falta qualificação. A Bíblia é o melhor manual de comportamento do mundo, se o camarada não souber aplicar teologicamente um conselho para uma pessoa, a coisa complica. Para atender as demandas do mundo moderno, o cara precisa estar preparado. O pastor é, em potencial, um psicólogo. Ele precisa lidar com a vida das pessoas, saber o que dizer, o que aconselhar. Isso não se aprende de uma hora para outra.

É preciso ser casado para ser pastor?

Olha, na minha igreja só tem casados. Como dar conselhos e contar experiências se não passou por aquilo? Ser casado e ter filhos são condições importantes, quem fala o contrário está mentindo. Tem muita patrulha em cima disso, mas a Bíblia é clara que o pastor deve antes pastorear sua família. É profético.

Evangélico sofre preconceito?

A igreja evangélica é um extrato da sociedade. A maioria das pessoas que vai lá ganha cinco salários mínimos, como o resto do Brasil. Não tem essa coisa de ser lugar de gente não esclarecida. O mesmo público que vai ao restaurante vai à igreja. Os crentes são como todos os brasileiros.

O senhor bancou R$ 4 milhões para fazer o curso da Eslavec. Não pediu ofertas para cobrir esse investimento?

Antes de o curso começar, algums parceiros tinham dado R$ 1,3 milhão, mas daí pedi aos alunos ofertas também. No ano que vem, esse curso será realizado em Fortaleza e terá capacidade para 15.000 pessoas. Vai ser muito forte.

Quais são os gastos com esse curso?

Vários, como trazer preletores importantes. Eu trouxe o T. D. Jakes, um bispo importante dos Estados Unidos. Ele discursou no funeral da Whitney Houston e é conselheiro do Barack Obama. O cara pede US$ 300.000 por palestra, mas para mim ele fez por US$ 60.000 porque estava com vontade de conhecer o Brasil. Os palestrantes brasileiros receberam ofertas de R$ 20.000.

A sua igreja arrecadou R$ 40 milhões em 2012. Onde o senhor aplica esse dinheiro?

O dinheiro é investido em templos, na qualificação de pastores e em obras sociais. Tenho 120 igrejas hoje e quero chegar a 1.000 nos próximos dez anos.

Há um valor mínimo para dar ofertas para sua igreja?

Claro que não. Cada um dá quando pode e quanto quiser. Eu tenho empresário que me dá R$ 300.000 por mês. Há um ministro do Supremo Tribunal de Justiça que me manda por mês R$ 300,00, R$ 500,00. Outra coisa: 20% das ofertas que recebo não são de evangélicos, mas de pessoas que se identificam com minhas obras sociais e com minha conduta. É muito forte.

O senhor tem medo de um pastor deixar sua equipe para fundar uma igreja própria e, com o tempo, ela ficar maior do que a sua?

Se um cara me disser que quer voar, beleza. É impossível segurar uma águia. Mas um nunca vi um cara dar rasteira e conseguir sobreviver.




Fonte: Dan Martins no Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes