sábado, 11 de junho de 2011

Lei reconhece evangélicos na Albânia

Por Marcia Pinheiro 

A nova lei da Albânia que reconhece os evangélicos como membros de uma religião foi apresentada durante uma reunião da AEO (organização que apoia os missionários naquele país do Leste Europeu) e contou com a presença da missionária de Missões Mundiais, Adriana Noeme.

Até então, só eram reconhecidos como integrantes de uma religião os ortodoxos, os católicos, os bektashis (tipo de islamismo) e os muçulmanos. Segundo a missionária, os evangélicos eram marginalizados, sem direitos nem proteção.

Essa lei foi aprovada no final de abril deste ano, sendo um acordo entre a VUSH (organização na qual as igrejas evangélicas são registradas) e o governo albanês. O secretário-geral da VUSH foi quem apresentou os principais pontos da lei durante a reunião. Entre eles estão:

1. Os evangélicos poderão não só utilizar, como abrir meios de comunicação e mídia;
2. A escolha por uma religião é livre;
3. As escolas cristãs terão os certificados reconhecidos pelo Ministério da Educação;
4. Não será pago imposto sobre doações sem fins lucrativos;
5. Os missionários que pagam seguro social em seu país não vão precisar pagá-lo novamente na Albânia;
6. O governo, ou qualquer pessoa, não pode invadir o templo e interromper o culto.

Ele declarou que para os ocidentais essa lei não parece ser um grande avanço, mas para os albaneses, que passaram por grande perseguição na época do comunismo e depois foram marginalizados, ela representa uma vitória muito grande. Agora, todas as igrejas, organizações e fundações que estiverem registradas na VUSH terão todos os direitos de liberdade religiosa.

“Temos muito a agradecer a Deus por esse avanço da igreja evangélica na Albânia e oramos para que possamos aproveitar cada oportunidade que o Pai tem nos dado nesse país”, finaliza a missionária.

Fonte: Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes