segunda-feira, 4 de julho de 2011

As igrejas di-visão

Uma das marcas mais fortes na história da igreja é a divisão.

Falar desse assunto me faz lembrar um tempo atrás, quando estava elaborando um estudo para ministrar na escola dominical sobre seitas e heresias. Peguei emprestada uma série de documentários chamada “A história das Religiões”, comecei a assistir sobre todos os tipos de religiões, tudo estava muito interessante, conhecer algumas particularidades, rituais e filosofias era realmente esclarecedor, até que em determinado momento o documentário começou a falar sobre a religião protestante-evangélica.
Nesse momento o assunto mudou, mas, com ele mudou também a minha percepção dos fatos apresentados, era como se Deus me mostrasse à tristeza do Seu coração diante da história da Sua igreja, o que mais me marcou diante do que estava assistindo, foi como a trajetória da igreja protestante-evangélica era marcada por divisões.
Depois da igreja de Atos, não houve mais nenhuma outra época em que não houvesse divisões entre os líderes das igrejas.
Pude verdadeiramente sentir a tristeza do coração de Deus. Como me senti envergonhado diante do Senhor e da sociedade. Anos e anos de história manchados por contendas, partidarismos, divisões e debates teológicos intermináveis que nunca levaram a igreja a nada, a não ser, se dividir mais e mais.
Por essa razão todos os dias surgem líderes com uma nova visão que vai revolucionar o andamento da igreja, cada um com a ilusão de que tem a resposta certa para os problemas atuais.
Muitos desses líderes estão frustrados e feridos, baseando suas decisões em suas ofensas, sendo enganados pelo próprio coração, acreditando que Deus está falando com eles, por causa disso muitas igrejas são abertas e muitas delas são igrejas di-visão.
Não estou dizendo que todas são assim ou que todos os líderes estão enganados, mas, posso afirmar que boa parte está, e que outra parte antes de pensar em abrir uma nova igreja, deveria ser tratado e restaurado em sua alma e teologia.
O resultado disso é que muitos começam suas igrejas com humildade, fazendo discursos contra o sistema mundano dentro da igreja, pregando contra a teologia da prosperidade, bradando a plenos pulmões que sua prioridade é o Reino de Deus e pouco tempo depois mostram o que estava oculto em seu coração. O Reino de Deus dá lugar a um pequeno império, os que pregavam contra os abusos de outros líderes se tornam tão ditadores quanto eles, e às vezes até pior, na ânsia de manter o pequeno império sob seu domínio, atropelam pessoas, perdem completamente a direção de Deus e passam a agir na força do seu braço, um verdadeiro caos se instala.
Então, a história se repete mais uma vez, pessoas feridas, liderados ofendidos, murmurações, fofocas, e mais um líder di-visão surge no meio do caos, trazendo a resposta para os dilemas enfrentados pelo povo. Essa situação se tornou um ciclo, uma marca maligna da igreja evangélica.
Um povo que prega sobre amor e perdão nos púlpitos, mas, que no dia a dia não suportam a idéia de que alguém não concorde com sua opinião a respeito de determinado assunto, tendo por inimigos outros pelo simples fato de discordarem em algum aspecto.
Está na hora de voltarmos a única e exclusiva visão de Deus para a igreja, que é a sua Palavra, hoje mais do que nunca sei que o Senhor não é um Deus de nova visão ou de várias visões, sua visão é antiga e única, chama-se Bíblia sagrada, pura e simples, sem “achismos” ou interpretações distorcidas.
Por fim, meu coração se alegra no Senhor por saber que nesse exato momento existem homens e mulheres que são realmente de Deus, comprometidos com a genuína implantação do Seu Reino (de Deus) na terra.
Líderes que não estão levantando seus pequenos impérios, abrindo igrejas para ganhar dinheiro ou se beneficiar de alguma forma, não estão levantando seu nome ou placas de igrejas, mas, estão como João Batista dizendo: “importa que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3:30), dizem isso não apenas em seus discursos, mas, principalmente com a sua maneira de viver.
Parabéns a todos os líderes que estão lutando de alguma forma para que haja unidade no corpo de Cristo, que não estão preocupados com seu nome ou com quanto vão ganhar, mas, com a expansão do Reino e a salvação de vidas.
Com cada um que luta pela unidade do corpo de Cristo e expansão do Reino de Deus, faço juntamente com vocês um coro:
“IMPORTA QUE ELE CRESÇA E QUE CADA UM DE NÓS DIMINUA”.
Que Deus, e somente Ele seja glorificado em tudo que nós fizermos, essa é a minha oração.


Pr. Luciano Feu
http://prlucianofeu.wordpress.com/2011/07/02/as-igrejas-di-visao/#comment-30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes