quarta-feira, 6 de julho de 2011

A fé presente em uma prostituta?





Quando se discute a questão da salvação, todo crente sabe que a justificação vem pela fé (Rm 5.1). Este é ensino claro e consistente no Novo Testamento.

Fé vacilante
Mas o que isso significa quando o termo "salvação pela fé" sai do âmbito do debate teológico e desce ao arroz com feijão da vida real? É realmente possível que alguém seja salvo? É realmente verdade que a fé - a simples confiança - seja a única condição para a salvação? Tem algo nessa coisa de "sem obrigações" do evangelho que   nos da um frio na bariga. É por isso que a história de Raabe é tão importante.
Raabe foi uma prostituta que viveu em Jericó (veja Js 2). Alguns comentaristas, incomodados com sua profissão, tentam se referir a ela como "estalajadeira". Mas nem todo o malabarismo linguístico do mundo pode mudar o que ela era ou o que fazia para viver.
Quando Josué enviou espias a Jericó, por alguma razão desconhecida eles acabaram cruzando com Raabe. surpreendentemente, esta mulher cananeia primeiramente escondeu os espias Judeus do Rei de Jericó. segundo, ela mentiu, enviando as tropas do Rei para uma caçada inútil rio Jordão abaixo. Então ela revela a razão das suas rezões.
Ela disse aproximadamente o seguinte: "Ouvimos tudo sobre o seu DEUS e quão tremendo ele é. Sabemos exatamente o que está para acontecer com nossa cidade. sendo bem franca, estamos morrendo de medo. não tenho dúvidas de que o seu DEUS é o DEUS verdadeiro. Sendo assim, estou pedindo misericórdia. Poupem a minha vida e a de meus familiares!" (veja Js 2.9-13). Dificilmente poderíamos considerar o que ela disse como o tipo de "oração do pecador" com o que estamos bem familiarizados. Não existe nenhuma grande confissão de pecados (pelo menos abertamente), nenhuma promessa de por a vida em ordem - é simplesmente uma declaração de crença e um pedido de ajuda vindo de uma mulher imoral e desonesta.

Fé num DEUS grande
Entretanto, parece que isso foi suficiente. Ela começou uma caminhada de fé com o DEUS vivo. O autor de Hebreus inclui Raabe na grande galeria dos "heróis da fé", bem perto de Abraão e Moisés (veja Hb 11.31). Tiago também a elogia por sua extraordinária fé, claramente demonstrada por suas ações (Tg 2.25). As implicações de tudo isso são claras: Se Raabe pôde ser salva, todo mundo pode. A salvação é oferecida gratuitamente a toda e qualquer pessoa que crer em DEUS (Rm 10.13).
Justificação pela fé: não significa grande fé em DEUS, mas fé no grande DEUS, sem tentar consertar a si próprio, mas pedindo que DEUS efetue a redenção. Esta doutrina simples faz da graça de DEUS algo realmente maravilhoso e do evangelho da salvação, as boas novas.

DEUS abençoe a todos!!

FONTE: BÍBLIA DE REVELAÇÃO PROFÉTICA - ALMEIDA REVISTA E CORRIGIDA - SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes