sábado, 26 de novembro de 2011

3 Razões porque a Igreja Universal pode ser considerada uma seita.

Por Renato Vargens



Outro dia eu afirmei que a Igreja Universal do Reino de Deus não pode ser considerada uma Igreja protestante ou evangélica, simplesmente pelo fato de que a sua teologia é sincrética, antropocêntrica e demoníaca. Além disso, ela não possui nenhuma relação teológica ou confessional com as expressões da Reforma, antes pelo contrário, seus ensinamentos contrapõem-se as doutrinas da ortodoxia evangélica.

Hoje eu gostaria de forma prática e objetiva explicar porque considero a IURD uma seita.

Isto posto, gostaria de refletir juntamente com você sobre três pontos que apontam a constituição de uma seita:

1. Exclusivismo salvífico - Embora a IURD diga que "só Jesus salva", ela condiciona a salvação às suas práticas e crendices, através da "posse de elementos salvíficos, como rosas ungidas, óleos especiais além de outros tipos de quinquilharias mágicas.

2. Liderança espiritual, absoluta , inquestionável e indissolúvel. Em qualquer estrutura de liderança evangélica, qualquer denominação, independente se é reformada ou não, um líder com 1/10 das distorções teológicas do Bispo Macedo teria caído. Lamentavelmente em instituições como a IURD onde a Palavra proferida ou dita pelo líder primaz é inquestionável aberrações teológicas são cometidas.

3- Distorções basilares sobre a fé. As doutrinas da IURD são sincréticas. Ainda que afirmem sua fé na Palavra de Deus, sua prática doutrinária demonstra outra coisa, junta-se a isso o fato de que a Universal relativiza a graça de Deus, pregando conceitos pagãos e absolutamente contrários as Escrituras Sagradas. Nesta perspectiva, entrevistam demônios, "comercializam" as bênçãos do Senhor, além é claro, de determinar que o crente em Jesus é um sócio do Todo-Poderoso. Para piorar a situação, sua soteriologia é pelagiana, sou pneumatologia manipuladora, e sua fé maniqueísta. Além disso, encontramos nela a prática da simonia, da venda de indulgências além é claro de uma distorcida base teológica.

Isto posto, não possuo a menor dúvida em afirmar que a IURD não pode ser considerada uma Igreja evangélica ou protestante.

Com dor no coração,

Renato Vargens


Fonte: blog do pastor Renato Vargens

Um comentário:

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes