quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O cantico do pastor



                  O cantico do pastor (Salmo 23)


DEUS, o Pastor

  Davi passou os anos de sua mocidade levando rebanhos a pastos mais verdes e protegendo-os do perigo.
para Davi, usar a ilustração do pastor de ovelhas era algo perfeitamente natural. "O Senhor é o meu Pastor" (Salmos 23.1) foi a forma que Davi encontrou para dizer que "O SENHOR me da o que preciso e me livra de todos os perigos".
  Ao escrever "O SENHOR é", Davi se refere ao DEUS que era, que é e que sempre será. Ao depararmos com as dificuldades da vida, precisamos saber que "DEUS é". Quando vem o câncer, ele é Jehovah-Rapha, aquele que cura. Quando a preoculpação nos consome, ele é Jehovah-shalom, o Pacificador. Quando satanas nos ataca com falsas acusações, ele é Jehovah-Nissi, o guerreiro espiritual.


O Pastor anda com as ovelhas

  Ao contário dos deuses filisteus de madeira, pedra ou ferro, Davi descreve DEUS como um salvador pessoal ao chama-lo de "meu pastor" (V.1). Ao contrário de objetos frios e sem vida, o pastor anda pelo campo com suas ovelhas, cuidando de todas as suas necessidades. Davi aprendeu que, independente das circunstancias, nada lhe faltaria (v.1). Quando o leão rugiu contra Davi, DEUS o protegeu. Quando o urso veio devorar Davi, DEUS foi seu escudo. Quando Golias riu do rapaz e de suas pedras, DEUS deu poder ao jovem. Em todas as dificuldades, DEUS nos ajuda a encontrar descanso e refrigério, levando-nos aos "verdes pastos" a as "águas tranquilas" (Salmos 23.2).
  Quando nos desviamos, DEUS nos puxa de volta para o rebanho, dando-nos outra chance de nos relacionarmos com ele (Salmos 23.3). Não há nada que façamos que seja dificil demais para DEUS perdoar (1João 1.9).


O pastor protege

  Davi não tinha medo de caminhar "pelo vale da sombra da morte" (Salmos 23.4). Ele sabia que DEUS estaria com ele e o protegeria.
  "Unges a minha cabeça com óleo" (Salmos 23.5) pode se referir a unção de Davi, mais provavelmente se refere ao óleo que os pastores usavam para colocar sobre os arranhões e ferimentos, que os animais sofriam nas rochas e nos espinhos do campo. O óleo afastava os parasitas e as infecções. Quando nos vemos arranhados e feridos, podemos deixar JESUS nos ungir com o seu óleo para nos proteger.

O pastor é eterno

  Davi tinha certeza que a bondade e a misericórdia de DEUS o seguiriam "todos os dias da minha vida" (Salmos 23.6). JESUS também usou a analogia do pastor, quando disse: "Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas." (João 10.11).
  Precisamos fazer a seguinte pergunta a nós mesmos: "Eu conheço o bom pastor e sou conhecido por ele?" (veja João 10.14-15). Podemos ter a mesma confiança de Davi, sabendo que passaremos toda a eternidade no céu vivendo em verdes pastos, com o bom pastor cuidando de cada uma de nossas necessidades.


                              DEUS abençoe a todos!!!

Fonte: Bíblia de Revelação profética - Almeida Revista e Corrigida - Sociedade Bíblica do Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes