O povo Gorani é extremamente muçulmano e suas tradições e costumes estão cheios de elementos pagãos. A população cristã soma apenas 5%.
Panorama
Geral
Cristãos: 5%
Bíblia: Possuem
Religião: Islamismo
População: 13.000
Idioma: Sérvio
O povo Gorani é um grupo étnico islâmico que habita a região de Gora, situada entre a Albânia, Kosovo e Macedônia. Eles falam o dialeto Gora, que é conhecido por muitos como Gorani "Našinski" .
São adeptos ao Islã e têm uma cultura popular rica e variada. Eles foram reivindicados por bósnios, sérvios, búlgaros e macedônios recentemente, mas a opinião geral é que eles devem ser tratados como uma minoria distinta. Algumas dessas pessoas podem ser reconhecidas como da Albânia. Os últimos censos no final do século 20, ele declararam-se muçulmanos por nacionalidade. Na República da Macedónia sua identidade também é baseada principalmente em sua religião.
A palavra Gora é um termo tradicional para a região que significa "Montanhas " ou " Cidades altas" .
Como vivem?
Os Gorani são muçulmanos por fé. Mas suas tradições e costumes estão cheios de elementos pagãos . Durante as festividades do casamento a noiva é levada em um cavalo branco coberto com um lenço e um guarda-chuva que está decorado para a ocasião. A noiva acompanha a sua família para a casa do vizinho do futuro marido.
Existe uma lenda de Gora criada num momento em que poucos eram alfabetizados : "Quando Deus criou o mundo, Gora foi colocado no pior lugar - entre as colinas e montanhas, onde o inverno dura seis meses. E Gora foi triste e abatido a Deus, que disse-lhe:
- Qual é o problema? Por que você está triste?
Gora, em lágrimas, respondeu :
- Como posso ser feliz quando eu estou sozinho no fim do mundo e , como tal, ninguém vai estar comigo?
Deus sentiu pena dela e prometeu :
- Não fique triste, eu vou lhe enviar as pessoas. Vai ser triste e feliz para você.
A questão da origem da população Gora atrai muitos. Um Especial interesse intensificou-se durante a dissolução da Iugoslávia - ao longo dos últimos vinte anos. Muitos autores escreveram sobre a região de Gora em sua pesquisa histórica e política ou antropo-geográfica.
Fonte: Joshua Project
http://www.joshuaproject.net/people-profile.php
Revisão: Equipe Na Janela
Nenhum comentário:
Postar um comentário