terça-feira, 20 de março de 2012

Violação da liberdade religiosa dos cristãos continua no Laos

Portas Abertas - Servindo cristaos perseguidos As autoridades do Laos perseguem os cristãos por considerá-los "parte da conspiração dos EUA" para dominar o país. Este é um velho discurso ideológico adotado por governos comunistas para manterem-se no poder e para blindar o povo de qualquer influência ocidental, inclusive o cristianismo
Um cristão recém- convertido,de uma aldeia no interior do país, foi confrontado com a dificil decisão: deixar a fé cristã ou deixar a sua casa e propriedade. No momento, seu paradeiro é desconhecido. Em outro bairro, 10 famílias cristãs foram vítimas de uma ordem de expulsão.


As autoridades comunistas continuam a sua campanha de perseguição contra as comunidades protestantes do país, que são alvo de abusos e violações por serem consideradas "parte da conspiração dos EUA" para derrubar o governo. No passado, os cristãos foram sujeitos a prisões, chantagens e ameaças com a intenção de fazê-los renunciar à fé, muitos foram expulsos de suas aldeias e vilarejos e perderam o direito de estudar e receber assistência médica.


As muitas conversões registradas recentemente, especialmente entre as minorias étnicas, levaram o líder do partido comunista a fortalecer a campanha de repressão aos cristãos, só nas últimas semanas houve dois casos diferentes, contra um cristão recém-convertido em um vilarejo na província de Luang Namtha e contra 10 famílias em Luang Prabang.


Um dos casos diz respeito a um homem chamado Khamla, o cristão de uma vila no distrito de Viengphuka, província de Luang Namtha. Ele se converteu após ser curado de uma grave doença através das fervorosas orações diárias feitas por um amigo de um bairro vizinho. As autoridades tentaram por repetidas vezes, ordenar a ele que abandonasse a fé cristã. Mas ao se recusar, recebeu em 2 de março de oficiais do governo a prosposta de escolher entre sua fé ou deixar sua casa e bens. Isto porque, segundo algumas testemunhas, "as autoridades querem manter o cristianismo longe de Viengphuka". No momento não há informações sobre seu destino por causa da censura rigorosa sobre o assunto.


Outro caso remonta a meados de fevereiro, quando uma ordem de expulsão foi emitida por funcionários da vila de Hueyong, distrito de Pakoo, província de Luang Prabang, contra 10 famílias cristãs totalizando 65 fiéis. Oito das 10 famílias se converteram há apenas três meses, mas sem a "permissão" do departamento de assuntos religiosos da região que, por tal atrevimento, lançou uma campanha de perseguição a estes cristãos.


No Laos, nação dirigida por um regime comunista, desde 1975, a maioria da população (67%) de um total de 6 milhões de habitantes é composta de budistas, , os cristãos compõem cerca de 2% da população, dos quais 0,7% são católicos. Os casos mais frequentes de perseguição são contra a comunidade cristã protestante.


FonteAsia News
TraduçãoMarcelo Peixoto


Via: http://www.portasabertas.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO, EM BREVE

Postagens Recentes